Casa de Pousada

A história da atual Casa de Pousada remonta a 1636.
No século XIX, a Casa de Pousada foi ampliada numa construção que se desdobrou em duas fases. Primeiramente, em 1862, António Soares de Souza, Bisavô da atual proprietária da Casa de Pousada, Maria Guilhermina, procedeu à ampliação da casa, ao estilo da época, para melhor receber, construindo quartos e zonas de estar e salão para festas.
Posteriormente, já em 1894, Manuel de Souza Brito, Avô da Maria Guilhermina, esteve por detrás duma revolucionária transformação da casa, derrubando (esbandalhando, conforme rezam apontamentos de obra do próprio) grande parte da casa de 1636, para integrar, na casa, a cozinha, que até à época era exterior, construir uma nova sala de jantar com antecâmara e o primeiro quarto de banho da casa com um autoclismo, que mereceu a visita de amigos e parentes para verem o primeira autoclismo em Arouca. O mesmo, em 1906, num impulso de modernidade, que o caracterizava, Manuel de Sousa Brito substituiu os tetos de madeira da sala de jantar por estuque, e mais tarde em 1914, os tetos da sala de visitas e da sala de festas.
A Casa de Pousada sempre foi mais do que uma casa onde habitar: é um pedaço de história que atravessa gerações familiares e que testemunhou o desenlaçar de momentos importantes ao longo dos últimos séculos. Com carinho em preservar o significado da casa, as obras têm decorrido sempre no sentido de preservar a sua identidade, adaptando-a aos tempos.
Pela querida Beatriz Landeiro
Arouca
Arouca não é só um local especial para nós, como também está repleta de diferentes atividades e sítios para conhecer! Para quem quiser aproveitar uns dias para explorar um bocadinho mais deixamos algumas recomendações através do site Visit Arouca.
